Oficinas :mínimo diário!

Oficinas, o oficinar do mínimo diário

Oficinas criativas - Brincando com a encadernação artesanal. mínimo diário
1º oficina Invente Seu caderno. Realizada na Biblioteca Viriato Corrêa, em 2015, São Paulo/SP.

Oficinas: expressar e exercitar e experimentar. Oficinar, espaço de produção para inventar novos mundos possíveis. Viver um a si nas artistagens, artesanias, artes, histórias e conversas. Ir além e construir a si, o mundo. Tornar oficina, um verbo. Oficinar! E tu, oficinas? Oficina, um novo nascido do gesto, do fazer, do experimentar, seja mínimo, seja diário, seja impossível. #InventeUmMeio

O :mínimo diário! inventa e orienta oficinas desde 2015. Compartilhamos experimentos de encadernação, reuso de material, artes, criação coletiva, histórias, invenção de imaginários. Somos inspirados pelo movimento cartonera, por filosofias amantes da vida e da terra, pelas artes-manuais, pela re-existências dos povos e pelo novo! Veja os nossas propostas de oficinas e nossa agenda!

Fizemos mais de 20 encontros oficinantes e trocamos com mais de 300 pessoas nesses possíveis. Oficinas como acontencimento. Entrega para o momento e para o possível. Aprendizagem da vida e do corpo, junto as técnicas e processos das mãos.

Proseamos de nossa experiência oficinante, em 2016, com o pessoal do Aonde é o Rolê?. Espia aqui, na época estávamos com oficinas no Espaço Comunidade, espaço e movimento parceiro, que nos acolheu no projeto #MemóriasPontuais.

Se quer a gente a oficinar em teu espaço, entre em contato pelo e-mail oi@minimodiario.com.br. Será uma alegria estarmos juntos!

 


 

Oficinas, ou os nossos experimentos para encontros

Inventados por oficinas a todo momento. As oficinas, para o mínimo diário, são o nosso lugar de criação, de encontro com o outro e conosco e a possibilidade de vozear os mundos a nos habitar. Nossas oficinas compõem com técnicas e afetos e experimentos e alegrias e corpo e cheiros e tato e papel e linhas e…

Conheça algumas de nossas oficinas e fique de olho em nossa agenda de oficinas:

Invente seu caderno

Produza um caderno singular e experimente as técnicas básicas da encadernação artesanal. Invente sua estética ao lidar com as possibilidades múltiplas do uso de materiais de nosso cotidiano, como papelão, barbante e tinta guache. Entre dobras, reusos e costuras, expresse a si ao construir o seu livro.

O gesto de fazer: encadernação e histórias

Invente um livro no encontro da encadernação e das histórias. Entre experimentos e exercícios faremos livros de memória presente, nascidos do trabalho das mãos e da criação coletiva. A oficina apresenta a encadernação japonesa e a invenção de imaginários junto a materialidade do fazer.

Encadernação: dobras de outono

Qual outono te habita? Essa pergunta nos pega a mão e nos faz produzir um encontro. Façamos dobras! Neste encontro-oficina te convidamos a vivenciar possibilidades da criação de livros sanfonados e de dobras. Livros feito folhas ao vento preenchidos de histórias coletadas do chão. Das folhas em dobras, da cola, da impressão e dos riscos nascem sentidos. Um caminhar junto as folhas a se perguntar: o outono é igual para todos?

Encadernação artífice: costura copta

Experimente e aprenda a costura copta de uma agulha e faça seus próprios livros. Vivencie a técnica e o processo de gerar pensamento e corpo para o artífice em produção. Investigue com a gente durante a execução da costura copta a ideia de um fazer artístico como processo brincante para a produção de si e do mundo. O que é este corpo que faz? O que o corpo ao fazer cria? Entre a primeira e a quarta capa de livro, o quanto de vida se produz? O quanto de vida se perde?


 

Oficinas, uma agenda de encontros

Acompanhe nosso calendário de oficinas e nos encontre para trocas e aprendizagens coletivas.

2018

#InventeUmMeio #AceiteOsErros #QualÉOTeuVerso #OutrasVozes