outro convite para a encadernação

Abrimos vagas para a nossa segunda oficina de encadernação artesanal dessa vez na Biblioteca Belmonte, temática em Cultura Popular, na região de Santo Amaro.

Nossa proposta com a oficina é fornecer uma introdução das pessoas no universo da encadernação artesanal, dos livros e das histórias. Iremos ensinar três costuras do tipo brochura e sem a necessidade de cola: “panfleto”, japonesa e correntinha. Além de alguns livros diferentes feitos apenas com uma folha de papel.

A nossa intenção é despertar as possibilidades criativas das pessoas, já que com essa ferramenta em mãos ela pode criar livros, cadernos, panfletos, zines, quadrinhos… Cada um pode usar essa técnica para ensinar outras pessoas, para construir trabalhos próprios, para trabalhos educativos, para atividades lúdicas, para a venda e por aí vai.

Vamos então fornecer o contato com os materiais básicos de encadernação, mostrar o livro como um objeto com técnica e tecnologia, além de perceber como essa técnica é acessível e nos permite fazer as nossas próprias criações. Muito mais do que ensinar ou capacitar queremos realizar um encontro e um momento de troca com as pessoas. E vemos a atividade manual como um espaço amplo para isso. Então fica o convite:

Segunda Oficina Encadernação

Por fim, acreditamos que não adianta tanto compartilhar o conhecimento e não fornecer os meios para a prática, por isso decidimos fornecer para cada participante um kit com algumas ferramentas básicas de encadernação para que os participantes possam continuar seu estudo em casa.

Aqui embaixo está a foto com as três costuras ensinadas na oficina: capa preta – costura japonesa; capa rosa – costura “panfleto”; e capa vermelha – costura correntinha. A todos que se interessarem, até o encontro. 😉

Costura japonesa, panfleto e corretinha. #InventeUmMeio


 

INFORMAÇÕES PARA A 2ª OFICINA DE ENCADERNAÇÃO

Quando? dia 16 de outubro – SEXTA-FEIRA – das 15h às 17h

Onde? Biblioteca Belmonte – Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro – São Paulo/SP

Quanto? Oficina Gratuita – Material Incluso – Caso deseje leve recortes ou material de desenho para personalizar a sua capa.

Seleção? 11 vagas, seleção por sorteio

Inscrições? enviar e-mail com NOME, IDADE E TELEFONE para oi@minimodiario.com.br até o dia 12.out

Resultado? Sorteio e divulgação dos sorteados 13 de outubro por aqui e por e-mail.

Esta ação faz parte do projeto Costurando Contos Narrados: uma caixa de fábulas. Projeto com apoio da Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI 2015.

Deixe uma resposta