Oficina de encadernação no Espaço Comunidade
Convite aos multiplicadores
Aprenda encadernação artesanal com o mínimo diário no dia 30 de julho, das 14h00 às 16h30, no Espaço Comunidade, Jd. Monte Azul.
A oficina possui 10 vagas para multiplicadores sociais – isto é, gente que trabalha ou age nas áreas de cultura, arte e educação. A inscrição é gratuita e fornecemos todo o material.
Para se inscrever basta enviar até o dia 24 de julho um e-mail para oi@minimodiario.com.br, com as seguintes informações:
NOME, IDADE, BAIRRO, TELEFONE, E ÚLTIMA EXPERIÊNCIA (formal ou informal) NAS ÁREAS DE ARTE, CULTURA OU EDUCAÇÃO.
A seleção se dará por sorteio no dia 25 de julho, com preferência para pessoas das subprefeituras do M’Boi Mirim ( Jd. Ângela, Jd. São Luís, Guarapiranga e região) e do Campo Limpo (Campo Limpo, Capão Redondo e região).
A oficina de encadernação
Ensinaremos durante a oficina a costura panfleto. Essa costura será utilizada com diversas variações para a produção de três projetos distintos: 3 furos com laço, 9 furos, e capa resistente. Assim, compartilhamos as múltiplas potências de uma mesma técnica que se desdobra em vários objetos. Um exemplo é o nosso livro autoral, independente e artesanal Costurando Contos Narrados, publicado em 2015, e feito com uma das variações da costura.
As participantes ganharão um kit de ferramentas básicas para encadernação. E ao fim da oficina, terão o conhecimento dessa técnica podendo replicar, adequar e reinventar a ação em seus cotidianos.
Encadernação: ação cultural e educativa
A encadernação artesanal é uma ferramenta criativa que através de dobras e costuras produz livros. Quando falamos livros podemos pensar em publicações impressas – como literatura, poesia, jornais e zines – e também pensar em cadernos, diários e cadernetas.
A encadernação é uma prática educativa e cultural. Durante o processo de encadernar criamos objetos e damos novas formas ao nossos corpos ao desenvolver habilidades específicas, como as dobras e costuras.
Além disso, podemos usar os livros como suporte na criação e distribuição de histórias autorais e coletivas, registro de memórias, zines temáticas, revistas locais, entre outros.
A oficina faz parte do projeto Memórias Pontuais, que desenvolve uma investigação entre os possíveis entrelaçamentos da encadernação, narração de histórias e memórias. Queremos a sua participação neste processo. =)
Abraços!
INFORMAÇÕES DETALHADAS
Quando? dia 30 de julho – Sábado – das 14h00 às 16h30
Onde? Espaço Comunidade – Rua Domingos Marques, 104 (próx. Terminal João Dias e Estação Giovanni Gronchi – Linha Lilás) – Jardim Monte Azul – São Paulo/SP
Quanto? Oficina Gratuita – Material Incluso, distribuição de kit de ferramentas básicas.
Para quem? Agentes socioculturais, educadores e arte-educadores.
Seleção? 10 vagas, seleção por SORTEIO.
Inscrições? enviar e-mail com NOME, IDADE, BAIRRO, TELEFONE, E ÚLTIMA EXPERIÊNCIA (formal ou informal) NAS ÁREAS DE ARTE, CULTURA OU EDUCAÇÃO para oi@minimodiario.com.br até o dia 24 de julho.
Resultado? Sorteio e divulgação dos sorteados 25 de julho aqui no blog e por e-mail.
Esta ação faz parte do projeto Memórias Pontuais. Projeto com apoio da Secretaria Municipal de Cultura através do Programa de Valorização de Iniciativas Culturais – VAI 2016.
Comments